Ensino

Sobre nosso sistema de educação infantil.

A proposta pedagógica da EDUCAÇÃO INFANTIL do COLÉGIO CRESCER, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e as deliberações do Conselho Municipal de Educação do Município de Contagem.

 

Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, o COLÉGIO CRESCER formula seu Projeto Político- Pedagógico da Educação Infantil voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade.

 

A metodologia de ensino adotada pelo COLÉGIO CRESCER está baseada na proposta sócio construtivista, cujo objetivo é levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro.

 

Desta forma, ampliando sua capacidade de descoberta e construção de conhecimentos, as crianças vão penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos.

 

As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade.

 

Para prestar um atendimento de qualidade, mantém seus funcionários constantemente atualizados. Por ser uma instituição particular, seus recursos financeiros vêm das próprias famílias que atende.

 

A avaliação do desenvolvimento da criança é feita através da observação contínua e se faz mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento.

 

 

O planejamento se apoia numa organização por idades e por observações dos processos individuais de aprendizagem dos alunos.

 

Creche – Abrange crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos e onze meses e seu foco principal é o desenvolvimento da linguagem e a formação de hábitos O trabalho pedagógico envolve atividades diversas de estimulação, socialização, recreação, contação de histórias e exploração do ambiente visando:

 

1. desenvolver a coordenação viso-motora, a motora ampla e a motora fina;

2. favorecer a percepção sensorial, auditiva, gustativa e tátil;

3. descobrir e conhecer o corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;

4. formar hábitos de higiene e de nutrição;

5. utilizar as linguagens oral, musical e plástica;

6. promover o contato com o meio ambiente;

7. estimular o contato social desenvolvendo vínculos afetivos;

8. desenvolver a autonomia.

 

 

Pré-Escola – Abrange crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos e onze meses e seu foco principal é a construção da identidade, a socialização e a importância da leitura e da escrita.

 

O trabalho pedagógico busca favorecer o desenvolvimento da autoconfiança, da autoestima, do conhecimento de si mesmo, de atitudes e valores necessários ao convívio social, da capacidade de expressão, bem como despertar, estimular e atender a curiosidade da criança quanto à leitura, a escrita e a percepção de números de forma a saber:

 

1. expressar suas ideias, sentimentos, necessidades desejos de forma a enriquecer sua capacidade expressiva de forma a fazer-se entender e ser entendido;

2. estabelecer a relação de causa e efeito;

3. ser capaz de distinguir diferenças e semelhanças, classificar e seriar;

4. estabelecer sua posição no espaço em relação a objetos e pessoas;

5. compreender a finalidade da leitura e da escrita;

6. adquirir a noção de quantidade;

7. sabe somar e subtrair concretamente;

8. conhecer a importância do meio ambiente.

 

A ação pedagógica concretiza-se pelos seguintes eixos de trabalho:

Linguagens – Raciocínio lógico-matemático – Conhecimento de Mundo –

 

Formação pessoal e Social – Movimento – Sensibilidade artística.

 

 

Sobre nosso plano de ensino Fundamental I e II

O ENSINO FUNDAMENTAL possui dois segmentos, sendo:

Séries Inicias

Segmento composto por cinco anos letivos (do 1º ao 5º ano) e a faixa etária dos estudantes deve ser de 6 a 10 anos de idade (completos até 31 de março).

Uma importante característica do Ensino Fundamental Anos Iniciais é que, normalmente, os estudantes têm a maior parte das matérias com uma única professora, à exceção das disciplinas complementares.

A carga horária mínima para o Ensino Fundamental Anos Iniciais é de 800 horas anuais, distribuídas em, pelo menos, 200 dias letivos, sempre respeitando a jornada diária mínima de 4 horas.

Importância do Ensino Fundamental Anos Iniciais

O Ensino Fundamental Anos Iniciais é uma base para as etapas seguintes da formação educacional, essencial para o desenvolvimento completo das crianças. Conforme publicado no documento da Base Nacional Comum Curricular:

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. (BNCC, 2017)

 Além disso, esse segmento também busca desenvolver e trabalhar a consolidação das aprendizagens anteriores, ampliando as diversas linguagens e as experiências interculturais das crianças. Nessa fase, eles também são introduzidos à divisão das disciplinas em Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes, etc.

Com isso, é construída uma base, permitindo que as crianças se engajem em conteúdos cada vez mais complexos e desenvolvam o prazer no aprendizado e no desejo pelo conhecimento.

Séries Finais

A segunda etapa do Ensino Fundamental, nomeada como Anos Finais, compreende do 6° ao 9° ano (Anteriormente, era chamada de 5ª série a 8ª série).

O ideal é que a criança comece essa fase com 11 anos de idade e termine com 14, já no início da adolescência.

Esta etapa representa muitas mudanças para o jovem e uma dessas mudanças é a introdução de um maior número de professores, em geral, há um para cada disciplina.

Essa etapa traz novos desafios, o que contribui para o ganho de independência e para a formação de um maior senso de responsabilidade. Porém, é preciso que pais e escola estejam preparados para promover uma adaptação tranquila nessa nova realidade.

A carga horária anual para esse segmento é de, no mínimo, 800 horas, distribuídas por, pelo menos, 200 dias letivos.

Importância do Ensino Fundamental Anos Finais

Nesta fase, os estudantes recebem mais responsabilidades e ganham mais autonomia nos estudos. Assim, eles passam a ter as ferramentas para acessar diferentes fontes de conhecimento e formar um senso crítico mais apurado.

Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e transformar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

Qual a diferença entre Anos Iniciais e Anos Finais?

De forma geral, podemos dizer que as principais diferenças entre as duas fases são:

Os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano (estudantes com 6 a 10 anos de idade). Os anos finais se dividem entre 6º a 9º ano (de 11 a 14 anos).

Nos anos iniciais, o foco está na alfabetização da criança e no desenvolvimento das linguagens e das habilidades sociais, cognitivas e motoras. Já nos anos finais, o foco está no desenvolvimento da autonomia do estudante e na introdução de conteúdos mais complexos.

 

Sobre nosso Ensino Médio.

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, terá duração mínima de três anos letivos, divididos, cada série, em quatro bimestres letivos, carga horária mínima de 1.000 (mil) horas por ano letivo, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, podendo incluir o tempo reservado às atividades extraclasse, como faculta a legislação vigente.

 

O ENSINO MÉDIO tem como objetivos:

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade à novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

 

Importância do Ensino Médio

O Ensino Médio é um momento de muitas descobertas, vai muito além da vida acadêmica e também abrange a vida pessoal do estudante, é quando o aluno entende suas melhores habilidades e precisa de apoio familiar e escolar para desenvolvê-las ainda mais e prepará-lo para a vida acadêmica e mercado de trabalho.

O Ensino Médio não se limita apenas a transmissão de conteúdos sobre as diferentes disciplinas, ele também colabora com o desenvolvimento de habilidades e capacidades específicas, como maior autonomia e pensamento crítico.

A partir das aulas, o estudante pode identificar áreas com as quais tem maior afinidade e que podem trazer ideias sobre possíveis carreiras. A conclusão dessa etapa ainda traz motivação e oportunidades de satisfação pessoal.

A conclusão do Ensino Médio na vida do aluno não se limita à conclusão das etapas escolares. Ela influencia nas oportunidades do mercado e no desenvolvimento de diversas habilidades.

 

 

 

 

Sobre nosso Ensino Integral.

O ensino integral é a extensão do período escolar do(a) aluno(a), para que ele vivencie experiências de ensino-aprendizagem, socialização, afetividade, desenvolvimento cognitivo, psicomotor em um ambiente tranquilo, seguro, com profissionais qualificados e que já fazem parte do cotidiano do (a) aluno (a) na escola.

Pensando nas famílias que precisam de um local, de uma pessoa de confiança, para auxiliarem no dia a dia, devido ao trabalho e tanta afazeres, oferecemos esta opção em nossa escola com os seguintes benefícios:

  • Almoço Incluso
  • Acompanhamento do Para Casa
  • Banho (Opcional)
  • Funcional
  • Devocional (Desenvolvimento de habilidades socioemocionais e vivência da Espiritualidade Cristã- Uma experiência transformadora com o amor de Deus, que os desperte para os princípios e valores cristãos).
  •  Atividades pedagógicas
  • Brincadeiras e Psicomotricidade
  • Hora do repouso
  • Espaço Maker
  • Desconto para os (as) alunos(as) do ensino integral nas atividades extracurriculares.
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