Trabalho de campo – Gruta de Maquiné e Museu Guimarães Rosa

No dia 23 de outubro os alunos do 6 º ano colégio Crescer realizaram um belíssimo trabalho de campo onde tiveram a oportunidade de conhecer e desenvolver habilidades distintas e de grande importância na formação educacional em História, Filosofia, Paleontologia, Arqueologia, Literatura e Português, adquirindo diversos conhecimentos. Mais do que, o trabalho proporcionou um ganho cultural incalculável para a formação de cidadãos conscientes da nossa história e de nosso dever em preserva-la.

O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Inicialmente os alunos puderam conhecer um pouquinho sobre o escritor Guimarães Rosa, conhecendo a Casa Guimarães Rosa é onde morou o escritor mineiro desde seu nascimento, em 1908, até os 9 anos de idade.

Hoje é um museu que reúne bom acervo de fotos, coleção com as indefectíveis gravatas-borboleta, toda a obra literária, matrizes de xilogravuras usadas em volumes como Corpo de Baile (1956), espada, bainha e diploma da Academia Brasileira de Letras, máquina de escrever, rascunhos de trabalhos e outros objetos pessoais.

A segunda etapa contou com uma aventura conhecendo um dos mais belos berços da paleontologia brasileira. Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.

A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.

[CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS]

Compartilhe:

Avenida Coronel Benjamin Guimaraes - nº 1285 - Industrial, Contagem - MG

(31) 3333-6589

(31) 98467-2256

contato@crescercontagem.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs